"O tempo e a saúde são dois preciosos bens que não reconhecemos e apreciamos até que tenham sido esgotados."

Denis Waitley

De forma a celebrar os 75 anos da fundação da Organização Mundial da Saúde, sendo por isso o mês de abril o mês da saúde, decidi abordar este tema contigo, com vista a que não te sintas sozinho(a) ou desamparado(a), pois existe solução para o que enfrentas.

Sei, por experiência própria, que enfrentarmos os nossos obstáculos pode ser uma tarefa árdua. E, que muitas vezes, é difícil mantermos uma mente saudável no meio de todo o stress e desafios. Mas, o que muitos não percebem é como o stress gerado pelos obstáculos que enfrentamos pode afetar diretamente a nossa saúde mental e física, diminuindo e muito a nossa qualidade de vida.

Quando enfrentamos desafios, é normal que sintamos, dentro de várias coisas, ansiedade, medo e pressão. No entanto, se não aprendermos a lidar com o stress que é gerado, pode levar a problemas de saúde bem mais sérios, como a ansiedade crónica, a depressão ou o burnout, como até problemas cardiovasculares. E quando isso acontece, a superação torna-se um pouco mais complexa e bem mais lenta.

Homem stressado com trabalho
Mas, não te preocupes!
Existem estratégias que podes implementar para lidar com o stress gerado pelos obstáculos que nos surgem. O primeiro passo é reconhecer quando estás a sentir-te pressionado(a) e ansioso(a). Em seguida, podes experimentar algumas técnicas de relaxamento, como meditação, ioga ou a respiração profunda, para acalmar a mente e o corpo.
O Tony Robbins, o nº 1 mundial do desenvolvimento pessoal, defende que devemos mudar a nossa perspetiva em relação aos obstáculos, vendo-os como oportunidades de crescimento e aprendizagem. Ele sugere também que precisamos adotar uma abordagem proativa em relação aos nossos problemas, em vez de ficarmos apenas a reagir-lhes. Isso pode incluir a prática regular de atividades de autocuidado, como a meditação e exercícios físicos, e, procurar por apoio em amigos, familiares ou profissionais especializados. No que toca à prática de exercício físico regular, esta estratégia é eficaz pois liberta endorfinas que ajudam a reduzir o stress. Além disso, podes utilizar a técnica do “pensamento positivo”, que consiste em focares-te nas soluções e nas oportunidades que os obstáculos apresentam, em vez de te concentrares apenas no problema. Eu por exemplo, procuro olhar para o stress com uma perspetiva e conotação positiva. Desta forma, contribui para que o interprete como algo que me faz crescer ao sair da zona de conforto e, que não fique exacerbado com o peso negativo que isso possa trazer.
Outra estratégia que pode ajudar a lidar com o stress é a definição de objetivos claros e realizáveis.

Quando temos um objetivo em mente, tendemos a concentrar-nos mais na solução de problemas do que na preocupação com os obstáculos que enfrentamos.

E, claro, não hesites em procurar ajuda profissional se sentires que não estás a conseguir lidar sozinho(a) com o stress gerado pelos obstáculos. Existem psicólogos, terapeutas e coach’s que podem ajudar-te a desenvolver as ferramentas necessárias para lidar com o stress ou burnout e superar os obstáculos.

Lembra-te, o stress gerado pelos obstáculos pode ser prejudicial para a tua saúde, mas existem estratégias que podes implementar para lidar com ele. Tenta experimentar algumas das técnicas mencionadas acima e procura ajuda se precisares.

O stress é, por exemplo, um dos obstáculos que o meu programa de eneacoaching “Do Obstáculo ao Triunfo: superação em 9 passos” ajuda a resolver. Juntos, podemos superar qualquer obstáculo que a vida nos apresente!

Quebra o limite que há em ti!!

– António Lontro