"Cuidado com as pequenas despesas - um pequeno rombo afundará um grande navio."
- Benjamin Franklin

As finanças são uma questão importantíssima em qualquer relacionamento, e podem ser um obstáculo se não forem abordadas de forma adequada e consciente.

Por muito que não gostemos de falar sobre isso, a questão do dinheiro é muito importante. Na verdade, e de acordo com um inquérito recente, as discussões sobre dinheiro são a segunda principal causa de divórcio, depois da infidelidade. Além disso, um inquérito da Northwestern Mutual descobriu que 41% dos inquiridos disseram que as suas ansiedades financeiras afetam os seus parceiros pelo menos algumas vezes, causando desacordos financeiros.

Desenvolvemos crenças sobre o dinheiro muito antes de juntarmos as nossas finanças com alguém. A pesquisa mostra que herdamos atitudes, valores e crenças sobre dinheiro dos nossos pais e outros membros da família. Podemos nem estar totalmente conscientes das nossas crenças sobre gastar, investir e poupar.

No início de um relacionamento, muitos casais discutem as suas opiniões sobre casamento, filhos, onde querem trabalhar, viver etc. Infelizmente, os casais raramente se sentam juntos para falar sobre as suas crenças e objetivos financeiros.

Mas, a boa notícia é que nunca é tarde para se ter essa conversa.

Estejas num relacionamento há 10 semanas ou 10 anos, conversares sobre a tua história financeira é o primeiro passo para se chegar a um acordo sobre as vossas finanças em conjunto.

Algumas coisas a serem discutidas:
  • O que os teus pais te ensinaram sobre dinheiro?
  • Quais são os teus objetivos financeiros?
  • Quais são os teus medos em relação ao dinheiro?
  • O que o dinheiro significa para ti?

Compreender as crenças do teu parceiro, ou parceira, pode ajudar a evitar conflitos e a preparar o terreno para discussões saudáveis ​​sobre as vossas finanças em conjunto. As emoções em torno do dinheiro – especialmente a vergonha, a sobrecarga, a raiva em relação à dívida ou o pânico, além do medo de não poder pagar a faculdade dos filhos, ou a reforma – podem ser uma barreira entre cônjuges ao falar sobre as suas finanças. A evasão ao tema é comum e custosa. Aprofunda-te, prioriza a tua relação e tem a coragem de enfrentar as finanças juntos.

casal de miniatura em cima de dinheiro
Aqui estão algumas dicas para te ajudar a construir uma relação mais saudável, preservando o teu/vosso bem‑estar financeiro:
  1. Tornarem-se numa verdadeira equipa.
  2. Ter uma conversa aberta e honesta sobre expectativas financeiras e objetivos.
  3. Estabelecer uma estratégia financeira conjunta que funcione para ambos.
  4. Ser transparente e partilhar informações financeiras com o/a parceiro(a).
  5. Estabelecer responsabilidades financeiras claras para ambos.
  6. Planear o futuro financeiro juntos, incluindo poupanças e investimentos.
  7. Trabalhar juntos para controlar despesas e evitar dívidas desnecessárias. Aqui poderás, por exemplo, usar uma folha de calculo do Excel. Podes fazer uma à tua medida ou usar uma já disponibilizada no programa.
  8. Ser paciente e compreensivo(a) durante períodos financeiramente desafiantes.

Em resumo

Faz questão de utilizar os recursos de literacia financeira disponíveis no teu banco, sistema de crédito ou empresa de investimentos. Leiam livros financeiros, ouçam podcasts sobre dinheiro ou façam juntos um curso digital de finanças pessoais. Não só isto te ajudará a sentires-te mais confiante em relação a assuntos financeiros, como também te tornará mais à vontade para falar com o teu parceiro, ou parceira, sobre finanças. O campo de jogo será mais equilibrado e é mais provável que funcionem como uma equipa: trabalhando juntos para alcançar objetivos comuns, incluindo os divertidos, como férias, cumprir um sonho comum ou comprar um algo novo.

Ao serem conscientes quando falam sobre dinheiro no vosso relacionamento, podem gerir mais facilmente as emoções causadas pelo stress financeiro. A transformação financeira e da relação acontece à medida que aprendem a se comunicar melhor um com o outro e a resolver conflitos relacionados com dinheiro. As discussões anteriores sobre dinheiro transformam-se em conversas conscientes e produtivas que podem melhorar as vossas finanças e fortalecer a vossa relação.

Lembra-te, as finanças são apenas uma parte de um relacionamento saudável, e é importante equilibrar as necessidades financeiras com as emocionais e de conexão. Se tu e o teu amor estão a lutar com questões financeiras, considerarem trabalhar com um terapeuta, consultor ou um coach pode ser uma ótima maneira de obter ajuda e encontrarem soluções criativas juntos.

– António Lontro