"A vida é como uma moeda. Pode gastá-la da maneira que desejares, mas só a gastas uma vez."
- Lillian Dickson

Quantas vezes paraste para pensar sobre como equilibrar a tua vida pessoal com a profissional? E no seu impacto direto na tua satisfação diária e bem-estar em geral? Ou, no quanto a falta dele te limita e prejudica seriamente a todos os níveis e áreas da tua vida?

Pois é. Encontrar o melhor equilíbrio pode ser bastante desafiante, mas é essencial.

Muitas vezes, o trabalho assume uma prioridade sobre tudo o resto na vida das pessoas. O desejo de ter sucesso profissional pode levar alguém a negligenciar o seu próprio bem‑estar.

Mas, que equilíbrio é este, e como criar o melhor entre a vida profissional e a vida pessoal?

Basicamente, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é o ponto de equilíbrio em que uma pessoa dá igual importância às exigências da carreira e às exigências da vida pessoal. Parece simples e fácil, até não o ser. Um bom equilíbrio entre trabalho e vida pessoal significa que podes ser feliz e produtivo(a) no trabalho e também ter tempo de qualidade para ti mesmo(a) e para a tua família e amigos.

Algumas das principais razões que levam a um fraco equilíbrio, ou até mesmo, a um maior desequilíbrio na relação trabalho/vida pessoal, incluem o aumento das responsabilidades no trabalho, trabalhar mais horas e sentir-se inseguro(a), preocupação de perder o emprego, pressão para se manter ligado(a) ao trabalho em fins de semana ou férias e receber poucas recompensas pelos seus esforços. O aumento das responsabilidades em casa, ter filhos, etc., também pode contribuir para um fraco equilíbrio.

A falta dele pode ter consequências muito negativas, como o declínio da saúde física ou mental, relacionamentos mais tensos ou oportunidades perdidas de crescimento e desenvolvimento pessoal.


O desequilíbrio entre trabalho e vida pessoal pode contribuir para problemas de saúde,
como insónia, aumento do risco de doenças cardíacas, problemas digestivos e comprometimento do sistema imunológico. O corpo humano precisa de descanso adequado, exercício e tempo para relaxar e recuperar.

Relacionamentos prejudicados.
A falta de tempo e energia dedicados aos relacionamentos pessoais pode levar a um maior distanciamento, além de conflitos com familiares, amigos e parceiros. Relações próximas exigem investimento de tempo e atenção para que possam prosperar.

Falta de satisfação e realização.
Quando o trabalho domina excessivamente a vida pessoal, pode haver uma sensação de falta de satisfação e realização nas outras áreas da vida. O equilíbrio adequado permite que as pessoas cultivem os seus interesses, hobbies e paixões, proporcionando uma sensação de propósito mais extenso.

Perda de tempo e oportunidades.
A falta de equilíbrio pode levar a uma má gestão do tempo e à perda de oportunidades valiosas fora do trabalho. Isso inclui a falta de participação nos eventos sociais, atividades de lazer e oportunidades de crescimento pessoal.

Se tens um trabalho informal ou trabalhas a partir de casa, os teus dias podem não estar claramente definidos em tempo de trabalho e tempo em casa. Se estiveres a sentir-te stressado(a) e/ou sobrecarregado(a) no trabalho ou em casa, reconhece que isso não é um sinal de fraqueza e pede ajuda e/ou apoio.

Se estudas e, ao mesmo tempo, tens um trabalho remunerado, entende que isso também pode dificultar que encontres um bom equilíbrio na tua vida. Muitas pessoas trabalham em empregos de part-time, com salários baixos e de forma pontual, o que pode também significar trabalhar em horários não convencionais. Se tens menos trabalho do que precisas para cobrir as tuas contas e despesas, isso aumentará os teus níveis de stress e pode afetar a tua saúde mental.

Mulher na montanha a ver o por do sol

Por outro lado, os efeitos positivos de encontrar o melhor equilíbrio são inúmeros,

tais como menos stress, baixo risco de burnout, menos dias de baixa, maior produtividade, maior felicidade, uma maior sensação de bem-estar, etc.. Algo que beneficia não só o ambiente em casa, como também no trabalho, contribuindo para maior produtividade, conexão e realização pessoal.

Estas são algumas dicas que podes adotar para criares um melhor equilíbrio na vida profissional/pessoal:
  1. Aceita que não há um equilíbrio perfeito entre as duas;
  2. Encontra um trabalho que gostes e que esteja alinhado contigo;
  3. Prioriza a tua saúde;
  4. Descobre os teus valores norteadores;
  5. Não tenhas medo de desligar;
  6. Faz uma escapadinha ou tira umas férias, para que possas recarregar;
  7. Tira tempo para ti, para os teus hobbies e para o teu círculo mais próximo;
  8. Coloca limites nas tuas horas de trabalho, aprende a dizer não, tem uma comunicação efetiva e gere bem o teu tempo;
  9. Define objetivos e prioridades, e mantem-te fiel ao plano;
  10. Prioriza o que é importante no momento em que te encontras, seja lazer ou trabalho;
  11. Pratica desporto, conecta-te com a natureza e mantem uma boa alimentação equilibrada;

Acima de tudo, não te distancies do que te é importante. Enquanto pessoa responsável, é importante ter uma vida pessoal e profissional. É aconselhável não misturar ambas e, mais importante ainda, não te distanciares de nenhuma delas. Procura ajuda profissional ou fala com alguém da tua confiança, para que possas partilhar os teus problemas e encontrar uma solução para o que te está a incomodar.

Teres contigo um mapa de personalidades eneagrama, específico para o teu tipo de personalidade, ser-te-á, com certeza, uma enorme mais-valia.

Com ele, conseguirás reconhecer os teus padrões comportamentais, tanto em stress como de crescimento, e assim, encontrar um melhor equilíbrio na vida pessoal-profissional que resulta para ti. Podes considerar, também, fazer um processo transformacional comigo, para que possas estruturar da melhor forma o melhor equilíbrio para a tua vida, e verdadeiramente alinhado com os teus valores e propósito.

Em resumo

Alcançar um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal requer esforço contínuo e ajustes, e não existe uma abordagem única que funcione de igual forma para todos. A chave é estares atento(a) às tuas próprias necessidades e prioridades e fazeres escolhas conscientes sobre como distribuíres melhor o teu tempo e energia para criares uma vida gratificante e equilibrada.

É importante lembrar que a situação de cada pessoa é diferente, e o que funciona para uma pode não funcionar para outra. Enquanto algumas pessoas podem estar satisfeitas com uma falta de equilíbrio, outras podem sentir-se esgotadas ou infelizes se negligenciarem outros aspetos importantes das suas vidas por muito tempo. Além disso, uma falta de equilíbrio pode ter consequências negativas, como o declínio da saúde física ou mental, relacionamentos tensos ou oportunidades perdidas de crescimento e desenvolvimento pessoal.

No final, encontrar o equilíbrio certo entre trabalho e vida pessoal é uma decisão pessoal que requer autorreflexão, consciência das tuas prioridades e objetivos, e disposição para fazer ajustes conforme o necessário.

– António Lontro