"Embora ninguém possa voltar ao passado e fazer um novo começo, qualquer um pode começar a partir de agora e fazer um novo final."
- Carl Bard
Quantas vezes já escreveste as tuas intenções para o Ano Novo? E quantas delas conseguiste realmente cumprir?
Muitas das resoluções de Ano Novo falham porque estamos apenas à procura de uma nova experiência, e não nos comprometemos a 100% com uma mudança verdadeira.
É fácil escrever/dizer que gostarias de ter uma vida amorosa melhor, um corpo mais dentro do teu ideal, o reconhecimento e as realizações que desejas, ou mesmo ganhar mais. Que queres ser mais consciente de ti próprio/a, ser uma pessoa melhor, ser/ter/fazer mais isto ou menos aquilo, etc. Mas, estás tu realmente empenhado/a em fazer da tua resolução uma realidade?
Queres apenas conseguir realizar alguns dos teus desejos, ou, queres verdadeiramente atingir tudo a que te propões, e que isso venha a fazer parte de ti?
A verdade é que, na maioria das resoluções, não é apenas uma questão de fazer algo uma ou duas vezes. Transformar a nossa vida requer uma autorreflexão profunda, superar as nossas crenças limitadoras, empoderarmo-nos e criar novos hábitos. Ter um mapa da nossa personalidade eneagrama será um contributo excelente aqui.

Então, como fazer com que a resolução de Ano Novo se mantenha e dê frutos?

As melhores resoluções de Ano Novo tem a ver com a definição de objetivos e a elaboração de um plano de ação para os alcançar. Uma resolução é uma decisão de (não) adotar um comportamento específico. Um objetivo é uma serie de passos definidos para ajudar a alcançar a resolução. Então, pensa nos objetivos como o processo planeado para alcançar a tua resolução.
Os objetivos, e não as resoluções, são a chave para o crescimento e o sucesso a longo prazo. E o segredo para definir objetivos convincentes é saber porque é que queres o que queres. A criação de objetivos convincentes ajudar-te-á a manter-te inspirado/a, mesmo quando os tempos se tornam difíceis. Que resoluções estás tu a considerar? Quer se trate de desenvolvimento profissional ou de crescimento pessoal, as melhores resoluções de Ano Novo têm um objetivo, uma paixão e uma visão por detrás.

1. Decide e compromete-te em fazer uma mudança

A mudança não surge facilmente. Criar um novo hábito pode levar meses, no entanto, desiste-se das resoluções em apenas algumas semanas. Isso acontece porque não estamos realmente dispostos a mudar os nossos estilos de vida. E, qualquer boa resolução não resultará se não estivermos com uma mentalidade de criar uma verdadeira mudança. Toma agora mesmo a decisão de que irás mudar algum aspeto da tua vida, e compromete-te a fazê-lo acontecer.

2. Escreve o que pretendes

Em vez de te limitares a decidir mudar um comportamento, escreve o teu objetivo num papel ou num diário. Escrever algo à mão pode ajuda-te a lembrar melhor mais tarde. Ter uma ideia clara do que queres e escrevê-la é a melhor forma de entrar no estado certo para atingir os teus objetivos. Serás capaz de te focar verdadeiramente no teu objetivo quando o vires à tua frente.

3. Clarifica o porquê

Compreende o resultado a curto prazo que pretendes alcançar, mas também a verdadeira finalidade do teu objetivo. Quando compreendemos por que razão queremos o nosso objetivo, encontramos melhores formas de o alcançar, mesmo quando tudo se torna difícil. Sem as resoluções de Ano Novo para criar ansiedade de desempenho, és livre de fazer mudanças cumulativas que te aproximam do teu objetivo.

4. Encontra certezas e toma medidas

Não há qualquer problema em não teres ideia de como vais atingir o teu objetivo quando estás no começo. Mas, independentemente da fase em que te encontras no teu plano par atingir o teu objetivo, deves agir com uma mentalidade de crença e fé absoluta em ti próprio/a. Esta é a chave do sucesso: mesmo quando se definem estrategicamente os objetivos, nenhuma resolução de Ano Novo é concretizável sem dedicação. Na tua mente, se não houver outra opção senão ser bem-sucedido, se atingir o teu objetivo se tornar uma necessidade absoluta, então nada mais importa. Farás tudo o que for preciso para lá chegar. Os sacrifícios não serão sequer uma questão, e todas as desculpas serão eliminadas.

5. Mede o teu progresso

A principal razão pela qual as resoluções de Ano Novo falham é o facto de não serem suficientemente especificas. Embora seja sempre bom sonhar em grande, é necessário dividir esses sonhos em objetivos SMART. Os objetivos Específicos, Mensuráveis, Realizáveis, Realistas e definidos no Tempo irão permitir-te acompanhar o teu progresso. Independentemente do que escreveste na tua resolução, como é que vais medir o teu progresso? Definindo um calendário razoável para os teus objetivos e medindo os teus progressos ao longo do caminho.

6. Continua, não pares por nada

Sabe que, à medida que avanças na tua jornada de concretização, haverá momentos difíceis. De que servem as resoluções de Ano Novo se não te ajudarem a desenvolver a perseverança? Quando fores confrontado/a com um percalço, ou sentires que falhaste redondamente, não desistas! Segue em frente e pergunta a ti próprio/a: “O que me vai custar se não conseguir atingir esse objetivo? Estarei a perder uma incrível oportunidade de carreira? Irei desiludir os meus filhos? Ou, irei deixar de viver a vida que quero?”. Transformarás os teus obstáculos em oportunidades num instante.

7. Celebra o teu sucesso

Ao transformares a tua resolução de Ano Novo em objetivos, estrarás a agir com uma empoderante mentalidade de “sou capaz”, em vez de te criticares pelas tuas falhas. Por isso, não te esqueças de celebrar todos os sucessos ao longo do caminho, por mais pequenos que sejam. Os pequenos passos tornam-se agradáveis, uma vez que não ficas sobrecarregado/a com um resultado perfecionista no horizonte. Podes, então, basear-te nessas conquistas para criar um ciclo de sucesso.
Há muitas dicas para manter as resoluções de Ano Novo, mas a principal é esta: não te limites a associar objetivos ao novo ano só porque toda a gente o esta a fazer. A verdadeira mudança acontece quando sabes o resultado que queres e te comprometes a tornar os teus objetivos realidade. Aprender a definir e a atingir objetivos é um excelente hábito que poucos dominam ao longo da vida. Podes sempre recorrer a um Coach para te ajudar, acompanhar, motivar e orientar ao longo do processo, e certificar que concretizas os teus objetivos de forma duradoura e sustentável. Consegue tudo o que desejas este ano, e todos os anos, ao decidir, definir e atingir objetivos que te interessam.
– António Lontro