Os 9 tipos de personalidade Eneagrama
O Eneagrama não te diz quem és. Mostra-te porque ages como ages.
Ajuda-te a ver os teus padrões inconscientes, as tuas motivações mais profundas e o que está a condicionar a tua vida sem dares por isso.
É um ponto de partida poderoso para quem quer compreender-se — e crescer. E talvez, sem dares por isso, comece aqui a tua resiliência.
Explora os 9 tipos abaixo e vê com qual mais te identificas.
Descobre o que te move. Desbloqueia o que te trava.
Estás a viver padrões que não compreendes?
Sentes que há partes de ti que ainda não sabes explicar mas que te influenciam todos os dias?
O Eneagrama revela o teu tipo de personalidade (EneaTipo) com clareza, profundidade e alto impacto.
Ajuda-te a perceber porque pensas, sentes e ages como ages — e mostra-te o caminho mais direto para te começares a libertar.
Faz o teste gratuito e começa a tua transformação interior. Leva cerca de 4 minutos e o resultado pode mudar tudo.
Conhece as Motivações Essenciais dos 9 Tipos de Personalidade
O que ativa e motiva os pensamentos, sentimentos e comportamentos de cada um:
Tipo 1
O perfeccionista
As pessoas do Tipo 1 concentram-se em seguir as regras e fazer as coisas da forma correta, perfeita, de acordo com os seus padrões muito elevados, e trabalham arduamente para evitar erros, falhas e culpas. Estão tão empenhadas em serem perfeitas que o tiro pode sair pela culatra, tornando-se demasiado duras consigo próprias e com os outros.
Os Perfeccionistas temem a imperfeição e podem ser extremamente rigorosos consigo mesmos e com os outros, sendo que, para os outros, parecem perfeccionistas, exigentes e responsáveis. Estão constantemente motivados para dar o seu melhor – no trabalho, nas relações e na vida quotidiana.
O EneaTipo 1 lida com os Medos Centrais de estar errado, ser mau, maligno, inapropriado, irredimível ou corrompível.
Os Desejos Centrais d’O Perfeccionista são os de ter integridade, ser bom, equilibrado, rigoroso, virtuoso e estar certo.
A sua Fraqueza Central, ou Característica Limitadora, é o ressentimento. Desta forma, reprime a raiva que resulta numa contínua frustração e insatisfação consigo próprio, com os outros e com o mundo por não ser perfeito.
A mensagem que o Tipo 1 mais anseia ouvir e que o motiva, é: “Tu és bom.”
Tipo 2
O prestativo
As pessoas do Tipo 2 colocam o seu foco em serem prestáveis, carinhosos e cuidadosos para com os outros, de modo a conseguirem ter um sentimento de pertença. São motivados pela sua necessidade de serem amados e necessários em todos os momentos
Os Prestativos, por temerem não serem amados, são empáticos, encorajadores, procuram formas de serem uteis aos outros e encontram grande alegria em apoiá-los. Desta forma, raramente dizem que não quando lhes pedem ajuda, sendo que poderão ficar ansiosos para se envolverem nas suas vidas. Muitas vezes colocam até, as necessidades dos outros à frente das suas próprias.
O EneaTipo 2 lida com os Medos Centrais de ser rejeitado e indesejado, ser considerado inútil, carente, inconsequente, dispensável ou indigno de amor.
Os Desejos Centrais d’O Prestativo são os de ser apreciado, amado e desejado.
A sua Fraqueza Central, ou Característica Limitadora, é o Orgulho. Nega as suas próprias necessidades e emoções enquanto usa a sua forte intuição para descobrir e concentrar-se nas emoções e necessidades dos outros. Assim, insere com confiança o seu apoio útil na esperança de que os outros digam o quanto estão gratos pelo seu cuidado atencioso.
A mensagem que o Tipo 2 mais anseia ouvir e que o motiva, é: “És querido e amado.”
Tipo 3
O Bem Sucedido
As pessoas do Tipo 3 colocam o seu foco em atingir o reconhecimento e admiração pelo seu sucesso e produtividade.
Os Bem-Sucedidos são motivados pela sua necessidade constante de serem bem-sucedidos. Eles temem o fracasso, fazendo de tudo o que podem para evitá-lo, e o não serem vistos como valiosos pelos outros. Nunca querem parecer que não sabem o que estão a fazer e concentram-se demasiado no que os outros pensam deles. Além disso, eles são organizados, conscientes da sua imagem, e com um carisma vencedor que atrai os outos para si. São também confiantes, ambiciosos e orientados para objetivos, sem deixares de valorizar os seus relacionamentos.
O EneaTipo 3 lida com os Medos Centrais de ser considerado ou exposto como incompetente, ineficiente ou inútil, isto é, não conseguir ser ou parecer bem-sucedido.
Os Desejos Centrais d’O Bem Sucedido são os de ter um estatuto elevado e respeito, ser admirado, bem-sucedido e valioso.
A sua Fraqueza Central, ou Característica Limitadora, é o Engano. Engana-se a si próprio, fazendo-se acreditar que é apenas a imagem que apresenta aos outros. Desta forma, embeleza a verdade, ao apresentar uma ‘persona’ polida para que todos (incluindo o próprio) a vejam e admirem.
A mensagem que o Tipo 3 mais anseia ouvir e que o motiva, é: “És amado simplesmente por seres tu.”
Tipo 4
O Romântico
As pessoas do Tipo 4 colocam o seu foco em experimentar emoções profundas e autênticas, e, em serem únicos, especiais e diferentes das outras pessoas. Além disso, receiam ser imperfeitos, concentrando-se nas suas diferenças com os outros, tendo assim, um incansável desejo de autenticidade.
Os Românticos, ligam-se profundamente às suas emoções, tornando-se mais originais, empáticos, compassivos, e mentes que não se deixam influenciar pelas expetativas dos outros, sendo fundamental para o seu bem-estar expressarem-se através da criatividade. O seu mau humor pode prejudicá-los.
O EneaTipo 4 lida com os Medos Centrais de ser inadequado, emocionalmente isolado, simples, mundano, defeituoso, com falhas ou insignificante.
Os Desejos Centrais d’O Romântico são os de ser único, especial e autêntico.
A sua Fraqueza Central, ou Característica Limitadora, é a Inveja. Sente que se é tragicamente defeituoso, que falta algo fundamental dentro de si e que os outros possuem qualidades que lhe faltam.
A mensagem que o Tipo 4 mais anseia ouvir e que o motiva, é: “És visto e amado exatamente por quem tu és – especial e único.”
Tipo 5
O Analítico
As pessoas do Tipo 5 colocam o seu foco em procurar compreensão, conhecimento e competências para poderem ser tão autossuficientes quanto possível, o que tende a torná-los muito reservados e distantes. Alem disso, temem ser sobrecarregados pelas suas próprias necessidades, ou, pelas necessidades de outras pessoas, direcionando assim a maior parte da sua energia para o seu interior.
Os Analíticos, gostam de aprofundar grandes e complexas questões sobre o mundo com clareza e precisão, e de desempenhar um papel fundamental no avanço intelectual da sociedade.
O EneaTipo 5 lida com os Medos Centrais de ser aniquilado, invadido ou não existir; ser considerado incapaz ou ignorante; ter obrigações impostas a si ou a sua ou esgotamento total da energia.
Os Desejos Centrais d’O Analítico são os de ser capaz e competente.
A sua Fraqueza Central, ou Característica Limitadora, é a Avareza. Sente que lhe faltam recursos internos e que demasiada interação com os outros levará a um esgotamento catastrófico; afasta-se de contacto com o mundo; agarra-se aos seus recursos e minimiza as suas necessidades.
A mensagem que o Tipo 5 mais anseia ouvir e que o motiva, é: “As tuas necessidades não são um problema.”
Tipo 6
O Precavido
As pessoas do Tipo 6 colocam o seu foco na segurança. Desta forma, antecipam os vários cenários para que possam estar preparados para os problemas, e para evitar riscos desnecessários. Inclusive, sentem-se ansiosos se acharem que não estão preparados. Assim, por temerem não estar preparados e de serem incapazes de se defender dos perigos, procuram aliar-se a instituições de confiança e a figuras de autoridade.
Os Precavidos valorizam a amizade e a lealdade, definem-se pelo seu desejo de segurança e proteção. Como tal, trabalham arduamente para proteger todos os que lhes são próximos, mantendo-se alerta e vigilantes.
O EneaTipo 6 lida com os Medos Centrais de temer o próprio medo, não ter apoio, segurança ou orientação; ser culpado, alvo, sozinho ou fisicamente abandonado.
Os Desejos Centrais d’O Precavido são os de ter segurança, orientação e apoio.
A sua Fraqueza Central, ou Característica Limitadora, é a Ansiedade. Esta surge por observar o horizonte da vida e tentar prever e evitar resultados negativos (especialmente os piores cenários). Desta forma, permanece num estado constante de apreensão e preocupação.
A mensagem que o Tipo 6 mais anseia ouvir e que o motiva, é: “Estás seguro e protegido.”
Tipo 7
O Entusiasta
As pessoas do Tipo 7 são espontâneos e, motivados pela necessidade de serem felizes, colocam o seu foco em encontrar prazer, diversão, aventura e excitação, de forma a evitar a negatividade e o tédio. Por temerem sentir dor emocional, especialmente a tristeza, procuram ativamente evitá-la mantendo-se ocupados.
Os Entusiastas, são incansavelmente curiosos, e, desejosos de tirar o máximo partido da vida, sendo que para os outros parecem ser animados, divertidos e hedonistas. Por serem altamente produtivos, não julgarem, e por terem uma energia positiva contagiante, dão-se bem com os outros no trabalho e em casa.
O EneaTipo 7 lida com os Medos Centrais de estar privado, preso a uma dor emocional, limitado ou aborrecido; perder algo divertido.
Os Desejos Centrais d’O Entusiasta são os de estar feliz, plenamente satisfeito e contente.
A sua Fraqueza Central, ou Característica Limitadora, é a Gula. Sente um grande vazio interior e tem um desejo insaciável de se ‘encher’ de experiências e estímulos na esperança de se sentir completamente satisfeito e contente.
A mensagem que o Tipo 7 mais anseia ouvir e que o motiva, é: “Serás cuidado.”
Tipo 8
O Confrontador
As pessoas do Tipo 8 são líderes naturais, motivados pela necessidade de sempre afirmar a sua força e controlo sobre todos os que o rodeiam, de nunca parecer fracos e vulneráveis, e temem ser impotentes. Desta forma, sabem sempre o que querem, e colocam muito ênfase em serem fortes e poderosos de modo a evitar qualquer vulnerabilidade.
Os Confrontadores procuram defender os mais fracos que eles e aquilo em que acreditam, além de combater a opressão sem medo de contrariar as regras da sociedade em busca de justiça. Para os outros, apresentam uma imagem decidida, orientada para os objetivos, resistente e autoritária, podendo ser argumentativos e intimidantes.
O EneaTipo 8 lida com os Medos Centrais de ser fraco, impotente, prejudicado, controlado, vulnerável, manipulado e deixado à mercê da injustiça.
Os Desejos Centrais d’O Confrontador são os de proteger-se a si próprio e às pessoas do seu círculo mais próximo.
A sua Fraqueza Central, ou Característica Limitadora, é a Luxúria/Excesso. Deseja constantemente intensidade, controlo e poder; impõe-se voluntariamente às pessoas para obter o que deseja.
A mensagem que o Tipo 8 mais anseia ouvir e que o motiva, é: “Não serás traído.”
Tipo 9
O Pacificador
As pessoas do Tipo 9 valorizam a harmonia, e por isso, colocam o seu foco em manter uma sensação de paz e conforto. Para isso, procuram evitar a todo o custo conflitos ou outras perturbações emocionais.
Os Pacificadores, são gentis, agradáveis e fáceis de conviver, sendo que, para as outras pessoas, são capazes de aproximar as partes ao mediar e resolver conflitos. Por temerem afastar as pessoas se derem prioridade às suas próprias necessidades, preferem seguir a corrente e deixar que os outros definam a agenda. Desta forma, têm imensa dificuldade em dizer não, sendo até passivos, para que possam fazer as outras pessoas felizes.
O EneaTipo 9 lida com os Medos Centrais de estar em conflito, tensão ou discórdia; de sentir-se excluído e esquecido; de perder a ligação e a relação com os outros.
Os Desejos Centrais d’O Pacificador são os de ter estabilidade interior e paz de espírito.
A sua Fraqueza Central, ou Característica Limitadora, é a Preguiça. Através dela, permanece num mundo irrealista e idealista para manter a paz, tranquilo e não é perturbado pela sua raiva. Adormece, também, para as suas paixões, capacidades, desejos, necessidades e valor, fundindo-se com outros para manter a paz e a harmonia.
A mensagem que o Tipo 9 mais anseia ouvir e que o motiva, é: “A tua presença é importante.”

Eneagrama das personalidades
Descobrir o teu EneaTipo é o primeiro passo. O próximo é usar essa consciência para te fortalecer.
Agora que exploraste os 9 Tipos, dá o passo seguinte: descobre qual é o teu e começa a desbloquear o que te tem travado.
O Eneagrama ajuda-te a ganhar clareza interior, alinhar-te com quem realmente és e a construir a base da tua resiliência.
Tem em atenção
Cada pessoa carrega uma história única — e o teu EneaTipo não é uma caixa, é um espelho.
Ao descobrires o teu, ganhas consciência dos teus padrões mais profundos e a capacidade de os começares a transformar com compaixão, verdade e direção.
O Eneagrama é uma ferramenta poderosa de autoconhecimento. Mas a verdadeira mudança acontece quando usas essa consciência para crescer, curar e ultrapassar o que te tem travado.
O Eneagrama é só o mapa. A viagem é tua.
Sentes que há mais para descobrir sobre ti?
O teu EneaTipo é só o começo.
Se queres perceber melhor o que te tem travado — e como usar esta ferramenta para desbloquear clareza, bem-estar e força interior — então estou aqui para conversar contigo.
