"Só superando obstáculos o Homem pode desenvolver em si as qualidades de que necessita."
- Gurdjieff
A vida nunca é uma linha reta. Damos três passos em frente e dois para trás. Chegamos a uma encruzilhada e escolhemos o caminho de menor proveito. Às vezes parece que não estamos sequer a avançar, especialmente quando estamos a passar por momentos difíceis. A vida não é assim tão fácil de resolver como um problema de matemática com uma fórmula única, ou fácil de encontrar a solução correta. Tão pouco é um daqueles desenhos de ligar os pontos numerados. A vida é mais parecida com um romance épico, ou uma complicada aventura, cheia de desafios. onde tu és o herói, ou, a heroína. Só existem duas maneiras de a história terminar: a sofrer ou crescer. Mas, com as habilidades certas, podes aprender como atravessar os momentos difíceis e criar um final extraordinário.

1. Expressa os teus sentimentos

Imagina uma chaleira a ferver. A pressão acumula-se até que finalmente o vapor é libertado. Isso, ou a chaleira explode. As emoções são como o vapor numa chaleira, ou seja, vão sair de uma forma ou de outra. Ao evitares sentir e viver os teus sentimentos permites que eles se acumulem dentro de ti. Eles acabam por se transformar em ansiedade e depressão, e podem ser expressos através de maus hábitos como beber, formas de violência, ou até no abuso de substâncias. Então, não abafes os teus sentimentos. Fala sobre eles. Escreve sobre eles. Chora. Desenha. Ouve música. Permite-te senti-los. Ao libertares as tuas emoções retiras-lhe o seu poder. Limparás a tua mente e abrirás espaço para a lição que elas te pretendem ensinar. Só então conseguirás ter a clareza para superar esses momentos difíceis.

2. Altera o teu estado fisico

Quando estamos felizes, sorrimos. Quando estamos a passar por momentos difíceis, choramos. Quando estamos nervosos, trememos. Parece claro que as nossas emoções afetam o nosso estado físico. Mas o inverso também é verdadeiro, ou seja, o estado físico pode ditar os nossos sentimentos, tal como os nossos corpos mudam as nossas mentes. O ato de sorrir pode tornar-nos mais felizes. Isso acontece porque os nossos cérebros libertam hormonas do bem-estar quando sorrimos, mesmo que não o façamos com verdadeira intenção. Adotar poses com as mãos na cintura, a pose de super-herói, ou os braços levantados em “V”, são estratégias que podes usar para mudar o teu estado físico e a tua mentalidade. Adotar posturas assim pode fazer-te sentir mais poderosa/o. Em momentos difíceis, qualquer catalisador que te faça reconhecer o teu próprio poder e agir é sempre bem-vindo.

3. Concentra-te no que podes controlar

Todos os que estão a passar por momentos difíceis têm uma escolha: em que te vais focar? Pode haver muitas coisas que não podes controlar, mas ninguém chega a lado nenhum ao concentrar-se nessas coisas. Ao fazê-lo, estarás apenas a preparar-te para a frustração e ansiedade. Deves, então, decidir focar-te nas coisas que podes controlar. Pega num pedaço de papel e faz duas colunas. Numa coluna, escreve todas as coisas que não podes controlar. Na outra, escreve o que podes controlar. De seguida, risca tudo da primeira coluna e escolhe focar-te apenas na segunda. Quando mudas o teu foco e te capacitas para agir, os momentos difíceis começam a parecer mais uma oportunidade do que um contratempo.

4. Muda a tua perspetiva

Da mesma maneira como escolhemos aquilo em que no focamos, também escolhemos qual o significado que queremos dar às nossas experiências. Nos momentos difíceis, depende apenas de ti decidir o que eles significam. Podes ver a tua situação como um fim ou como um começo. Podes encará-la como uma maldição ou como uma bênção. Costumo dizer que cada experiência da nossa vida nos oferece algo. Acredita nisso, e passar por momentos difíceis torna-se um pouco mais fácil. Está comprovado que ao praticares a gratidão deixas de te focar no negativo e começas a ver o que há de positivo. Quando procuras o que está certo em vez do que está errado, és obrigada/o a dar um passo atrás e ver o quadro todo. Todos passam por momentos difíceis. Todos sentem que a vida, por vezes, está fora de controlo. Mas, outra pessoa é feliz com menos do que tens, e isso significa que tu podes ser feliz também.

5. Prioriza o teu cuidado pessoal

É fácil ficar esgotada/o em momentos difíceis. Talvez tenhas sido despedida/o e passes os dias a enviar currículos, sem obter resposta. Ou o teu cônjuge perdeu o emprego e agora estás a lidar com uma pressão extra, além das responsabilidades familiares. Nem sequer precisas de ter vivido um acontecimento específico para estar a passar por momentos difíceis. Visto que os seres humanos experimentam emoções coletivas, o que significa que podes ser afetada/o pelo estado de espírito de alguém próximo ou da sociedade em geral. Cuidares de ti e dos teus entes queridos é especialmente importante durante momentos difíceis. Algumas práticas de mindfulness, como o ‘efeito priming’ (pré-ativação) ou meditação, podem ajudar-te a limpar a tua mente e a estabilizar o teu humor. O exercício liberta o stress e aumenta a energia. Dançares ao som da tua música favorita, ou assistires a um vídeo engraçado, tira-te da tua cabeça por um momento para que possas voltar ainda mais forte.

6. Procura apoio

O teu sistema de apoio também é uma forma de cuidado pessoal, pois as pessoas com quem te rodeias têm um impacto real no teu humor e na tua mentalidade. Os amigos que estão lá para ti em momentos difíceis oferecem-te um ombro para chorar e conselhos de confiança. Certifica-te apenas de que não te estás a focar no que é negativo. Os melhores amigos também te ajudarão a formular uma visão para a tua vida após os momentos difíceis. O coaching, apoiado pelo teu mapa de personalidade eneagrama, pode ser uma ferramenta valiosa para passar por esses momentos difíceis. Uma visão externa e honesta pode ajudar-te a ver as coisas como elas realmente são. Um coach também te ajudará a formular objetivos e a continuar a avançar, não importa qual o obstáculo que enfrentas. Especialmente um coach com um Método que gera resultados comprovados.
O sucesso gera sucesso, e assim que começas a ver o teu crescimento a acontecer, vais querer alcançar ainda mais, sair dos momentos difíceis numa posição melhor e poder caminhar para o futuro que sonhas mais forte e capaz.
– António Lontro