"O carvalho lutou contra o vento e quebrou-se, o salgueiro dobrou quando teve de o fazer e sobreviveu."
- Robert Jordan

Se há algo que aprendi na vida é que ela sempre nos presenteia com desafios para (nos) superarmos.

Seja de que tipo for, mais cedo ou mais tarde, mais frequentes ou menos, mais exigentes física e mentalmente (alguns até bem traumáticos) ou que deixam “apenas” “marcas no corpo”. Mas sempre nos irão surgir, não há como fugir.
E, á medida que nos surgem, ou ficamos mais fortes, confiantes e capazes para o próximo (sim, porque haverá um próximo), ou entramos em modo piloto-automático e deixamos a bola de neve rolar. A questão aqui é que, cada adversidade que vamos acumulando pode ter um impacto bem maior e mais grave na nossa saúde mental do que na prática e funcionamento do nosso dia a dia.

Uma das chaves para ultrapassar os desafios que a vida nos propõe é desenvolver a resiliência mental. Isto é, ser-se capaz de regressar mais forte do que nunca, de não só nos superarmos, como prosperarmos com aquilo que nos acontece. Pois não é o que te acontece que te define, mas sim o que decides fazer com o que te acontece.

Continua a ler para obter dicas de como te tornar mais resiliente na tua vida.

O que é a resiliência?

A resiliência é a capacidade de nos adaptarmos a situações difíceis (ou menos fáceis, como eu gosto de dizer). Quando somos confrontados com o stress, a adversidade ou o trauma, continuamos a sentir a tristeza e a dor, mas somos capazes de continuar a funcionar e de nos reerguer das cinzas. Por outras palavras, é a capacidade de resistir à adversidade, recuperar e crescer apesar dos percalços da vida.

A importância da resiliência para a nossa vida

Mesmo que os últimos anos tenham sido marcados por ansiedade, tristeza e dificuldades, também nos deram a oportunidade de desenvolvermos um superpoder: a resiliência. Navegar e superar os muitos desafios dos últimos anos levou-nos para uma mudança de perspetiva e de prioridades a todos os níveis, e nas várias áreas da nossa vida. Embora a pandemia tenha conduzido a um agravamento da saúde mental de muitos, definhar e prosperar são muitas vezes duas faces da mesma moeda.

Por exemplo, qualquer pessoa que já tenha alcançado algo na vida que valha a pena teve (grandes) desafios e contratempos, pois tudo o que vale a pena fazer costuma ser difícil. Torna-se claro então, que encontrarmos formas para ultrapassar as adversidades é um passo necessário no caminho para a autorrealização e sucesso na nossa vida.

Tal como a advogada, escritora e ativista norte-americana Elizabeth Edwards, enquanto lutava contra a doença terminal que a acompanhava, disse: “A resiliência é aceitar a tua nova realidade, mesmo que seja menos boa do que aquela que tinhas antes. Podes lutar contra essa realidade, podes gritar por aquilo que perdeste, ou podes aceitá-la e tentar construir algo que seja bom.” Quando temos as ferramentas certas para superarmos os desafios, abraçamos as situações como uns guerreiros, em vez de deixarmos que elas nos impeçam de atingir o que queremos.

Um dos elementos fundamentais para cultivar a resiliência é a mentalidade com que te armas, ou seja, a forma como encaras e interpretas os desafios que enfrentas. E tens duas opções:

  • A Mentalidade Fixa: onde encaras os desafios, obstáculos e limites como algo muito difícil de se superar, rejeitando-os, perdendo assim a oportunidade de te desenvolver e crescer;
  • A Mentalidade de Crescimento: onde olhas para os desafios como uma oportunidade para crescer, para melhorar, desenvolver competências e atingir novos resultados e patamares.

As pessoas com uma mentalidade de crescimento aceitam que existirá dor e perdas, mas como os desafios fazem parta da vida, elas reinventam-se com eles. As pessoas de mentalidade fixa aceitam que nada podem fazer ao que a vida lhes trouxe, vitimizando-se e/ou resignando-se. Qual destas duas mentalidades acreditas que contribui para a construção da resiliência? Qual a mentalidade que queres usar? Qual favorece mais a realização dos teus sonhos?

Então, se desenvolver a resiliência mental significa ser-se capaz de recuperar e até mesmo prosperar perante extremas dificuldades, como podemos então desenvolvê-la?

10 maneiras para desenvolveres a tua resiliência mental

1. Está preparado/a

O trabalho para atravessar as adversidades começa antes mesmo de a situação difícil acontecer. Procura treinar o teu cérebro para seres resiliente ao reforçar a tua força interior e desenvolver uma mentalidade de crescimento. Faz também um check up às tuas crenças limitadoras para descobrir o que te está a impedir. Cria ou desenvolve um sistema de apoio que confies ao qual possas recorrer sempre que necessites.

Quando chegar a altura de ires mais fundo e descobrires como ultrapassar as adversidades, estarás preparado/a. Apoia-te no trabalho que já fizeste e usa a tua força interior para lidar com a situação. Isto torna-se mais fácil quanto mais te preparares.

2. Pratica a positividade

Como é que uma pessoa supera os desafios? Através do trabalho mental e da prática. Muitas vezes, o que está em causa é mais a forma como enquadramos as coisas que nos acontecem do que as coisas que efetivamente acontecem. Dá um passo atrás e reformula a questão de uma forma positiva. Deteta qualquer conversa interna negativa e substitua-a por crenças que te ajudem a trabalhar para atingir o teu objetivo, em vez de te prejudicar. Quanto mais te encaminhares para uma mentalidade positiva, mais preparado/a estarás para ultrapassar os testes que a vida te propõe.

3. Mantem a disciplina

Quando surgem tempos difíceis, pode parecer que a tua vida está fora de controlo. Impede-te de ficar sobrecarregado/a ao estabelecer rituais fortes para serem utilizados como uma ferramenta para ultrapassar as adversidades. Quando crias e praticas ativamente hábitos positivos como a meditação e o exercício diário, estás a preparar a tua mente e o teu corpo para a adversidade. Embora possa ser difícil, manter uma rotina diária nos bons e nos maus momentos trará ordem e força à tua vida. Farás com que te sintas mais confiante na tua capacidade de ultrapassar as adversidades e atingir os teus objetivos.

4. Mantem a concentração

Conseguir o que se quer na vida tem tudo a ver com a concentração. Aconteça o que acontecer, terás de manter os olhos no objetivo. Lembra-te porque o querias: é o teu propósito, a tua paixão, a tua razão de viver(?). Lembrar-te da razão pela qual querias o teu objetivo é tão importante como trabalhar ativamente para o alcançar. Visualiza a tua vida como se já tivesses alcançado os teus sonhos para os tornar mais possíveis e realizáveis. Quando o teu objetivo parece estar ao teu alcance, é mais fácil continuar a tomar medidas para o alcançar. Aconteça o que acontecer, mantem-te concentrado/a no teu objetivo. Os pensamentos negativos e destrutivos só te vão atrapalhar enquanto estiveres a aprender a ultrapassar os obstáculos.

5. Descobre a lição

Perceber que a vida acontece para ti e não a ti é a uma das chaves para superar os desafios da vida. Cada acontecimento na tua vida pode ensinar-te algo. Aqueles que são capazes de encontrar as lições terão sucesso. Aqueles que culpam os outros pelas suas circunstâncias irão falhar. Assume a responsabilidade pelo que te aconteceu e pela forma como reagiste à situação. Avalia o que aconteceu e o porquê. Elabora um plano ou estabelece um processo para evitar que isso aconteça no futuro. Depois, segue em frente.

Ficar a remoer nos teus erros e fracassos apenas te retira tempo para atingir os teus objetivos. Quando se trata de erros, como disse Steve Jobs, “É melhor admiti-los rapidamente e continuar a melhorar as tuas outras inovações.”

6. Trabalha nas tuas capacidades

Pensa em algumas das pessoas mais bem-sucedidas do mundo. Todas elas dedicam tempo para melhorar as suas competências e levar os seus talentos para o nível seguinte. Os maiores líderes e as pessoas mais bem-sucedidas sabem que há sempre espaço para melhorias. Como diz o Tony Robbins, “Se não estás a crescer, estás a morrer”.

Superar situações menos boas na vida é olhar de forma honesta para os teus próprios conhecimentos e competências, reconhecer as tuas falhas e trabalhar para as melhorar, todos os dias. Para além das competências diretamente relacionadas com a tua profissão ou objetivo, trabalha noutras coisas que te beneficiem, independentemente do teu objetivo. Aprende a falar com clareza e confiança em público. Melhora a tua capacidade de estabelecer contactos. Aumenta os teus conhecimentos de gestão e finanças. Quando estiveres preparado/a para várias situações diferentes, sentir-te-ás mais confiante em relação ao teu futuro e à tua capacidade de ultrapassar as dificuldades.

7. Aprende com os outros

Para responder à pergunta “Como é que as pessoas ultrapassam os (grandes) desafios da vida?”, vai diretamente à fonte. Pensa nas pessoas que conheces e que admiras. Pergunta-lhes como lá chegaram. Ouve as suas histórias. Ouve os seus exemplos de aprendizagem e superação.

Para além de aprender com exemplos da vida real, lê as biografias de pessoas que alcançaram o sucesso que desejas na vida. De Oprah Winfrey ao Cristiano Ronaldo, não faltam exemplos de superação. Procura frases inspiradoras para afixar no teu espelho, frigorífico, telemóvel, computador ou carro. Alimenta proactivamente a tua mente da mesma forma que alimentas o teu corpo e mudarás todo o teu estado atual.

8. Eleva o teu grupo de pessoas

Rodeia-te de pessoas que também querem crescer. As histórias de sucesso podem ajudar-te a aprender a ultrapassar as adversidades, mas nem toda a investigação do mundo te ajudará se te rodeares de pessoas que não estão a crescer como tu. A qualidade de vida de uma pessoa é, na maioria das vezes, um reflexo direto das expectativas do seu grupo de pessoas.

Tu és parte das pessoas com quem te dás. Se queres recuperar dos desafios, viver de forma otimista e manter-te concentrado/a, precisas de te rodear de pessoas que te apoiem e que estejam a trabalhar ativamente para fazer o mesmo nas suas próprias vidas. Mantem-te afastado/a de pessoas que te vão atrasar.

9. Arranja um/a coach

Para atravessar os obstáculos da vida é necessária uma mistura certa de positividade, realismo, paixão e competências de vida real. Combina estas coisas com a tua força interior e um forte sistema de apoio exterior para elevar a tua vida. Um Coach de Resiliência & Superação pode ajudar-te a equilibrar tudo isto, desenvolver as competências necessárias e a manter-te no caminho certo. Eles são profissionalmente treinados na arte de superar adversidades. Podem dar-te a mistura de orientação, definição de objetivos e a visão neutra de que necessitas para ultrapassar os tempos difíceis e sair do outro lado mais forte e mais sábio/a. Um Coach é treinado para ajudar as pessoas a aprenderem a superar as adversidades e a tornarem-se a melhor versão de si mesmas.

10. Não desistas

Há quem diga que a persistência ofusca até mesmo o talento como o recurso mais valioso para moldar a qualidade de uma vida. Alguns bons exemplos da vida real de superação dos desafios que a vida coloca incluem a surfista Bethany Hamilton, que dois anos após um ataque de tubarão onde ficou sem um braço, venceu o seu primeiro campeonato nacional de surf. Ou a história de Sylvester Stallone, que até o seu cão teve de vender para conseguir comer, mesmo antes de conseguir vender o guião para o (muito galardoado) filme “Rocky” e conseguir a aprovação para ser o ator principal. Ou Thomas Edison, no seu percurso para a invenção da lâmpada elétrica, testou milhares de métodos antes de encontrar aquele que funcionava. Disse inclusive a famosa frase: “Não falhei. Apenas encontrei 10.000 maneiras que não funcionam”. O que todos tem em comum? Não desistiram. Esta é a melhor maneira de resumir como superar a adversidade.

Um outro ponto essencial para o desenvolvimento da resiliência é o autoconhecimento, e o eneagrama das personalidades proporciona exatamente isso através de um mapa bem completo. O eneagrama oferece uma compreensão personalizada das motivações, padrões de comportamento e pontos fortes de cada pessoa, e permite a identificação de áreas específicas para o crescimento e desenvolvimento. Proporciona ainda uma maior autoconsciência, melhorias nos relacionamentos interpessoais, aumento da eficácia pessoal e profissional, e uma maior capacidade de lidar com o stress e a adversidade.

Os desafios acontecem a toda a gente, mas não precisam de ser o fim do mundo. Aprender a superar a adversidade é uma habilidade de vida que todos deveríamos dominar, sendo cada vez mais procurada no mundo empresarial. Apenas precisamos de aprender a lidar com ela de uma forma que nos leve ao outro lado sem nos esgotarmos.

Pensa na última vez que tiveste de ultrapassar um destes eventos de grande exigência mental. Como é que o fizeste? O que hoje farias de diferente? Agora, pensa numa altura em que alguém que admiras teve de ultrapassar um obstáculo do género. Como é que ela o fez? O que é que podes aprender com a forma como essa pessoa lidou com a situação? Consegues aplicar alguma dessas lições na tua própria vida? Quais?

Alimenta a tua mente com pensamentos, pessoas e histórias positivas, e coisas fantásticas verás a acontecer na tua vida. Quanto mais cedo estiveres de volta a ti, mais fácil a jornada e a concretização os teus sonhos e objetivos se torna. Acredita em ti e no processo. Aceita a realidade do que não podes factualmente mudar (p.e.: voltar ao passado e mudar algo), e faz tudo o que está ao teu alcance para descobrir o que podes.

Quebra o limite que há em ti e cria uma vida extraordinária.

– António Lontro

Perguntas ou feedback?

3 + 5 =

Partilha este artigo com quem acreditas que o precisa de ler.

Lê os outros blogs

Desafia-te a ser 1% melhor do que ontem todas as manhãs

Desperta a tua jornada de autodesenvolvimento desafiando-te a ser 1% melhor a cada manhã. Descobre práticas simples para cultivar hábitos positivos e alcançar um crescimento constante, moldando um novo e aprimorado “eu” a cada dia.

7 passos simples para lidar com o ciúme numa relação

Entende as repercussões do ciúme na tua vida, aprende a lidar com ele, e desenvolve relacionamentos saudáveis e com futuro.

Como fazer com que as resoluções de ano novo não falhem

Com o Ano Novo, vem as resoluções. Com o passar das semanas, elas, vão caindo por terra. Sabe o que fazer para que não seja o teu caso.

6 dicas para os momentos difíceis

Aprende como podes superar e usar as experiências dos momentos difíceis para impulsionar o teu crescimento pessoal.

Como triunfar sobre a procrastinação

Proponho-te várias dicas e estratégias a adotar e combinar para reduzir o impacto negativo da procrastinação nos teus sonhos e vida, para conseguires aumentar exponencialmente a tua produtividade.

A procrastinação enquanto obstáculo à tua produtividade

Entende como a procrastinação pode estar a impedir-te de atingires o teu potencial e a minar o futuro que pretendes ter, e as estratégias e dicas que podes adotar para reduzir o seu impacto negativo e seres ainda mais produtivo.

Como encontrar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Encontra o melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Descobre estratégias práticas para gerir o teu tempo, prioridades e bem-estar, superar os obstáculos e criar uma vida plena e satisfatória.

As finanças enquanto obstáculo para a tua relação

Entende como as finanças podem ser um enorme obstáculo para um relacionamento feliz, e como podes alterar positivamente o rumo da relação.

Como o stress gerado pelos obstáculos pode afetar a saúde mental e física

Descobre como o stress gerado pelos obstáculos que enfrentas afeta diretamente toda a tua saúde, e as estratégias que podes usar para lidar com ele.

Feliz Dia da Mulher

Hoje é o dia de celebrar as mulheres. Um dia em que celebramos a força, a coragem e a resiliência das mulheres em todo o mundo.